quinta-feira, 29 de abril de 2010

PenClean, removedor de vírus de pen drive!



Há diversos vírus que se propagam por pen drive. Basta você conectar um pen drive infectado no PC que o vírus é automaticamente executado, sem que nada de anormal seja percebido.

Mas é bastante fácil imunizar seu pen drive, impedindo que esse tipo de vírus seja executado automaticamente.




Geralmente essa espécie vírus é composta de dois arquivos: um executável (normalmete .exe ou .vbs) que é o vírus em si, e um outro arquivo chamado autorun.inf, que faz o vírus ser executado automaticamente (autorun, do inglês "execução automática").

Um jeito simples de imunizar o seu pen drive é criar uma pasta chamada autorun.inf nele, assim, sempre que um vírus tentar criar o autorun.inf lá, não poderá pois já existe um arquivo com esse nome.


PenClean:


O PenClean é um removedor de vírus de pen drive. Ele também verifica o computador a busca de certos vírus, recurso que eu não uso, pois prefiro fazer um escaneamento com o Antivírus mesmo.


Verificando e Imunizando:

Para verificar um pen drive, basta selecionar a unidade desejada (ou selecionar "Todas as Unidades") e clicar em Verificar unidade. O programa fará um rápido escaneamento e será mostrado se algo foi encontrado.


Selecionando a opção Vacinar, o programa automaticamente cria a pasta Autorun.inf, evitando que algum vírus se auto execute a partir do seu pen drive.


ATENÇÃO: O programas não evita que seu computador seja infectado atráves de pen drives, ele apenas imuniza o SEU pen drive para evitar que nele seja criado o arquivo autorun.inf.


Dowload do PenClean 2.0.6


Análise do Vírus Total:

As 22 detecções são falsos positivos, pois o programas é inofensivo.

2 comentários:

  1. Tenho aoompanhado o novo blog: está ágil, dinâmico e gostoso de ler. Parabéns!

    ResponderExcluir