sábado, 26 de junho de 2010

Comprar e adicionar domínio .com.br próprio ao seu blog

http Muitas vezes é interessante adicionar um domínio ao seu blog, pois ele facilita a memorização do endereço (que se torna menor), além de ser um endereço mais “permanente” (você pode mudar de blog, mas continuar com o mesmo endereço).

Se você está em dúvida em comprar ou não um domínio, recomendo que leia:


Para ter seu domínio próprio, você precisa primeiro comprar o domínio e depois configurar esse novo domínio para apontar para o servidor do Google onde está hospedado seu blog. Registrar um domínio .com.br custa R$ 30,00 anuais. Não será necessário um servidor para os arquivos, vamos deixar isso com o Google mesmo.

  • Comprando o domínio:

Para comprar seu domínio, entre e cadastre-se em www.registro.br.

Verifique a disponibilidade do domínio e siga as instruções. Imprima e pague  o boleto bancário no valor de R$ 30,00 e o domínio é seu!

  • Configurando o domínio:

Não basta comprar o domínio, você deverá configura-ló também. Para isso usarei o www.dnspark.com, que é gratuito.

No Registro.br entre nas configurações do seu domínio e configure o Servidor Master, Servidor Slave 1 e Servidor Slave 2 conforme a figura e clique em “Entrar”.

DNS Assim o domínio estará redirecionando para o DNS Park, que  por sua vez apontará para os servidores do Google.

Entre em www.dnspark.com e crie um conta. No painel de controle, selecione “DSN Hosting” –> “Add Domains”. Selecione “Base DNS Hosting”, insira o endereço do domínio que você registrou (sem www!) e clique em Add now!

ADD

Clique em “Edit Domains” e selecione o domínio que você acabou de criar, agora vamos configurar para apontar para o seu blog.

Na tela de configurações, na parte inferior, selecione “New CNAME”. Em Alias Name coloque “www” e em Destination name coloque “ghs.google.com”.

cname

Clique em “Update All”.

Agora adicione um “New A”. Em Hostname deixe em branco e em IP Address coloque o IP do seu blog (para saber vá em Iniciar –> Executar –> Digite CMD e na janela preta que abrir digite “ping EdereçoDoBlog.com.br).

Ip address

ping

Isso redirecionará o endereço do seu blog sem www (por exemplo, lucasmasotti.com.br) para o endereço com www (www.lucasmasotti.com.br).

A configuração deverá ficar mais ou menos assim:

configuração geral

Por último, entre no painel de controle do blog, vá em “Configurações –> Publicação”. Clique em “Alternar para domínio personalizado” –> “Ir para configurações avançadas”.

Entre com o endereço do seu blog e marque a opção de redirecionar:

redirecionar

Pronto! Seu domínio .com.br está configurado! Se a pessoa digitar o endereço sem “www.” ele redirecionara para o endereço com “www.”.

As alterações podem demorar até 48hr para aparecer, mas costumam demorar menos.

4 comentários:

  1. Lucas....eu tava precisando deste passo a passo!!!!!!!!
    Muito obrigada!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. @Greice

    Quando eu escrevi, fiquei em dúvida se dava pra entender direito, porque como eu já sei para mim é fácil. Mas para quem nunca mexeu com isso, pode ser um pouco chatinho... Se tu conseguir, me avisa! ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lucas, tem como ter endereço de e-mail como contato@dominioqueregistrei.com.br nesse sistema que você ensinou?

      Excluir
  3. @Márcio Nascimento
    Teria sim, mas nunca cheguei a fazer porque não é tão simples.
    Acho que um dos jeitos é com um serviço que o próprio DNS Park oferece, o "Mail Guiding" (http://dnspark.com/services/mailguiding). No entanto, tem que pagar uma taxa anual pro serviço, e nunca cheguei a testar se realmente funciona.

    ResponderExcluir