terça-feira, 8 de junho de 2010

Bloquear apresentação de slides contra edição

apresentação slides2

Apresentações de Slides (.pps) são muito usadas em cursos, palestras e aulas pelo nível de interatividade e facilidade em cria-las e edita-las.  Um problema é que, ao compartilha-las, qualquer um pode editar as informações como quiser. Por isso é interessante bloquear (criptografar) a apresentação contra edição, impedindo que alterem seu conteúdo.

A criptografia é o uso de um algoritmo matemático para “embaralhar” os dados de um arquivo, sendo apenas possível descriptografa-lo com uma chave específica.

No caso da apresentação de slides, a partir de uma senha inserida, o  programa criptografará as informações do arquivo só sendo possível edita-lo com a mesma senha usada na criptografia.

Microsoft Office PowerPoint:

Para quem usa o PowerPoint clique em "Salvar Como”, selecione a extensão desejada (normalmente .ppt, .pptx, .pps, ppsx) e clique em “Ferramentas –> Opções Gerais” , insira a senha  e salve normalmente (o programa solicitará que insira a senha novamente para confirmar).

  • Senha de proteção:  Protege o arquivo contra abertura e edição, ou seja, a pessoa precisará da senha para visualizar e editar o arquivo;
  • Senha de gravação:  Protege o arquivo apenas contra edição, permitindo que ele seja visualizado normalmente;



Ao abrir o arquivo, é mostrado a opção de inserir a senha ou de apenas abrir em modo de leitura (não permite edição).

modo leitura  

Já se você salvou em modo de apresentação (.pps,.ppsx) a apresentação é exibida normalmente mas ao tentar editar o usuário recebe a mesma mensagem.

Para saber mais sobre Criptografia:

5 comentários:

  1. Boa dica! Meu medo sempre foi esse de outro não repassar a mensagem como ela é. Vou usar a partir de agora.

    ResponderExcluir
  2. @Marco Damaceno

    Sim! E o que é mais interessante é que se você colocar senha de gravação e salvar o arquivo no formato .pps (que já abre direto a apresentação) nenhuma mensagem é exibida. Ou seja, pro usuario normal, nada muda!

    ResponderExcluir
  3. Tem um problema.. o usuário pode salvar como, alterar e renomear com o nome original.

    Repassa como se fosse o seu arquivo. Não muda nada.

    ResponderExcluir
  4. @®!c4®d0
    Como assim?
    Se tu salvar com senha de proteção e a pessoa abrir no modo somente leitura, ela não poderá "Salvar como", remover a senha ou editar qualquer slide.

    O nome do arquivo (exemplo.pps) é que pode ser editado normalmente, não há como bloquear isso pelo programa...

    ResponderExcluir