segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Caverna do Dragão: Introdução



Caverna do Dragão (Dungeons & Dragons no original) foi uma série de desenho animado baseada no famoso RPG de mesa Dungeons and Dragons. Ela possui 27 episódios de aproximadamente 24 minutos divididos em 3 temporadas, sendo que o último episódio não foi produzido e seu possível script cirula pela internet. A série foi transmitida pela rede norte-americana CBS entre os anos de 1983 e 1986 e co-produzida por três empresas: Marvel Production (mesma produtora de desenhos como X-Men e Spider Man), TSR (empresa de RPG que lançou as primeiras versões do Dugeons & Dragons) e Toei Animation (empresa japonesa de animes, produtora de desenhos como Dragon Ball Z e Cavaleiros do Zodiáco).
Lembro que o desenho até chegou a ser passado por aqui na Rede Globo, quando eu era pequeno... Mas não sei se a Globo chegou a exibir todos os episódios. 

Sobre a tradução:
Acho interessante falar sobre a tradução. Dungeons & Dragons, do inglês, significa literalmente "Dragões e Masmorras". (Dungeon=Masmorra ou calabouço e Dragons=Dragões). Aqui no Brasil foi adotado o nome de Caverna do Dragão para a série, sendo que o RPG de mesa é sempre chamado de Dungeons & Dragons (D&D).


Dungeons & Dragons, o RPG:
RPG vem do inglês “role playing game”, que pode ser traduzido como “jogo de interpretação de papéis”.  O primeiro RPG foi Dungeons & Dragons,criado por Gary Gygax e Dave Arneson e lançado em 1974.  No RPG, o jogador assume o papel de um personagem, interagindo com um mundo nos mais diversos cenários.
O jogo é geralmente jogado em pequenos grupos, onde uma pessoa assume a função de “Mestre do Jogo” (Dungeon Master, vem dai o nome de “Mestre dos Magos” da série). O Mestre do Jogo funciona como se fosse um juis e narrador do jogo, definindo o rumo da história. Os outros jogadores assumem os papéis de personagens, que variam de acordo com a história e o ambiente do RPG que está sendo jogado (medieval, no espaço, futuristico e etc).
Dungeons & Dragons é um RPG medieval no qual o jogador enfrenta diversas criaturas mágica como dragões, monstros e demônios. Se você prestar atenção na série, é possível reparar vários elementos de RPG, como as armas mágicas que eles usam, os momentos de "decisão" (no RPG, você que decide se, por exemplo, vai seguir pela estrada da direita ou da esquerda, fazendo assim a própria história), as criaturas que eles enfrentam e etc.
Nunca cheguei a jogar RPG de mesa, mas jogo os famosos MMORPGS, que são os RPG's online (como Tibia, WoW, Perfect World...).
Para saber mais sobre RPG, recomendo ler o artigo "O que é RPG?" Da RedeRPG. Lá eles tem diversos artigos sobre RPG, bem legal para quem quiser começar no assunto.


A História:
A abertura oficial mostra um grupo de jovens entrando numa montanha russa chamada Dungeons & Dragons. Durante o passeio, os garotos são teleportados e aparecem em um Reino mágico, onde são recebidos pelo Mestre dos Magos (Dungeon Master), que lhes dá equipamentos mágicos. Os garotos enfrentam o dragão Tiamat e conhecem "O Vingador", que segundo o Mestre dos Magos é a "Força do Mal".


A partir disso, os garotos passam por várias aventuras, seguindo os conselhos do Mestre dos Magos (que fala em charadas e sempre desaparece) para conseguir voltar para casa.

Confira  o índice completo do guia: Caverna do Dragão: O Guia Completo

Na proxima postagem sobre Caverna do Dragão: Donwload dos Episódios.