terça-feira, 12 de outubro de 2010

Imunize seu Pen Drive com o Panda USB Vaccine e proteja seu computador

image

Há um tempo atrás eu postei sobre o Pen Clean, um software gratuito que remove vírus de pen drive e os imuniza, criando o arquivo autorun.inf.

  • O Panda USB Vaccine é um aplicativo semelhante  que também imuniza pen drives, mas com a opção de imunizar também o sistema operacional, protegendo-o de infecções por pen drives, câmeras digitais e etc. Além disso, ele pode ser programado para se iniciar com o Windows e imunizar mídias automaticamente

    Como eu expliquei no post sobre o PenClean, os vírus de pen drive normalmente consistem de dois arquivos: um executável (que é o vírus) e o autorun.inf, que faz o Windows executar o vírus quando o pen drive é conectado ao PC.  É importante lembrar que não apenas os pen drives, mas qualquer mídia removivel está sujeita a esse tipo de vírus, como câmeras, mp3, CDs, DVDs e etc.

    O que o USB Vacine faz é bloquear o arquivo autorun.inf, impedindo que os vírus sejam executados automaticamente. O programa também é capaz de desativar a função autorun do Windows, desta forma, mesmo um pen drive infectado não seria problema, pois o Windows não o executaria.

    Instalação e Configuração:

    Na tela de instalação, você pode configurar o Panda USB:

    ScreenShot001

    Se a opção “Run Panda USV Vaccine automatically…” estiver habililitada o programa se iniciara automaticamente com o Windows. A segunda opção é para esconder o ícone do programa que fica ao lado do relógio e a terceira é para vacinar automaticamente qualquer mídia que for inserida.

    Recomendo selecionar os três primeiros itens, para maior segurança.

    NTFS support é para imunizar mídias que estão no formato NTFS, mas como está em fase beta, recomendo não marcar.

    Imunizar o PC e as mídias removiveis:

    Para imunizar o computador, basta abrir o programa e clicar em “Vaccinate Computer”. Assim, nenhum arquivo autorun.inf será executado, protegendo o seu computador dos vírus de Pen Drive. Vale lembrar que essa opção desativa o autorun de forma geral, então quando você colocar CD’s e DVD’s que se iniciam automaticamente, você precisará abri-los manualmente (o que é um pouco chato, mas vale pela segurança). É possível “desvacinar” o PC a qualquer momento.

    ScreenShot002

    Você também pode imunizar mídias manualmente, selecionando-as e clicando em “Vaccinate USB”.

    Se você marcou a opção para imunizar mídias automaticamente, cada vez que você conectar algo via USB ao computador, uma pequena janela aparecerá informando que a mídia foi vacinada.

    Obs: Imunizar o computador significa que o autorun  será desativado de forma geral. Imunizar o pen drive significa que o arquivo autorun.inf dentro dela será bloqueado, deixando o pen drive “protegido”. É altamente recomendavel imunizar o computador, para sua segurança, e imunizar cada pen drive ou midia USB, para não propagar vírus infectando outros computadores.

  • Há algum risco em imunizar o meu Pen Drive? Teoricamente, não. Raramente o arquivo autorun.inf é utilizado por pen drives, eu só conheço um Pen Drive da Kingston que vem com  programas e que necessita do autorun. De qualquer forma, nada será apagado ou excluido, apenas o arquivo responsável por abrir o programa automaticamente será bloqueado.

    Dowload do Panda USB Vacine 1.0.1.4:

    Análise do VírusTotal:

    VirusTotal-logo