segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Caverna do Dragão: Requiem, o último episódio

Caverna do Dragão Episódio Final

O boato:
Lembro de ter recebido a bastante tempo um e-mail sobre o final de Caverna do Dragão. Oficialmente nenhum episódio foi produzido e essa versão foi a que circulou na internet. Segundo ela, quando a montanha russa descarrilhou (o que pode ser visto na Introdução) os seis garotos morreram. O Reino nada mais é do que um inferno, e o Mestre dos Magos e o Vingador são o mesmo demônio de duas faces que tem o objetivo de torturar os garotos,  oferecendo tanto esperança, como medo. Uni, a filhote de unicórnio seria uma enviada do demônio, que cuidaria para que os garotos não descobrissem que não poderiam voltar… Segundo esse boato, esse seria o motivo pelo qual o último episódio não foi produzido: era muito sombrio para a época.

A versão do roteiristas:
A revista Herói 2000 entrevistou alguns dos roteiristas da série, entre eles Mark Evanier, sobre o suposto final do desenho:
“Isto é totalmente falso! Apesar de vários possíveis finais terem sido discutidos, nenhum último episódio foi produzido de fato.
Em seu site Michael Reaves, produtor de oito episódios de Caverna do Dragão, fala do “Final não produzido de Caverna do Dragão” e disponibiliza o script do último episódio:
Segundo Michael,  quando a terceira temporada estava chegando ao fim, a CBS resolveu fazer um episódio para “fechar a temporada”. O título ficou como “Requiem”, apesar de Michael quisesse chama-ló de “Redemption” (Redenção). Esse episódio teria um fim ambíguo, pois eles não sabiam que haveria uma quarta temporada ou não. A idéia era usa-ló como “trampolim” para uma nova temporada onde os garotos  não dependessem apenas de suas armas. Mas acontecerem problemas com a TSR (uma das produtoras) e o último episódio não foi produzido.
Sobre os boatos a respeito do último episódio no qual os garotos estão no inferno, Michael diz que: “Não ha tal episódio. (…) Caverna do Dragão foi um desenho muito sombrio para a sua época – como foi Gárgulas, nos anos noventa – (…).  Nós o levamos o mais longe possível que você poderia ir na televisão infantil da época (…)” .
E ele continua: “Mas eu percebo que apenas aminha conversa não terá muito efeito sobre os rumores. Então eu decidi  mostrar a prova (…). Aqui está Requiem, o misterioso e muito debatido episódio final de Caverna do Dragão – o primeiro rascunho, escrito em 18 de maio de 1985. Eu espero que ele atenda as expectativas. Se atender, fico feliz. Se não, minhas desculpas – mas tente lembrar  de um mantra que me serviu bem ao longo dos anos ‘É só televisão’ ”.

Requiem, o verdadeiro episódio:
Michael Reaves disponibiliza o script do último episódio no seu site. Ele está em inglês e no formato PDF:
Um pequeno resumo do episódio:
“O episódio inicia com os seis garotos enfrentando uma hidra. O Mestre dos Magos aparece durante a briga mas se recusa a ajudá-los, o que causa estranhamento geral. Mais tarde, o Vingador surge e apresenta uma maneira para a turma voltar ao seu mundo: encontrar uma chave escondida e arremessá-la em um abismo. A proposta faz o grupo se dividir em dois (Eric, Presto e Sheila de um lado e Hank, Bobby, Diana e Uni do outro). Após quase morrerem em um vulcão, eles se juntam novamente e encontram a tal chave dentro de um sarcófago com a imagem do Vingador. Ao serem atacados por uma ameba gigante, Eric usa a chave em uma fechadura e salva seus amigos da morte certa. Isso faz o Vingador se transformar em sua forma real (um cavaleiro) e se revela filho do Mestre dos Magos. Com o vilão libertado, os garotos ganham a opção de voltar para seus lares. O episódio termina sem o espectador saber se eles retornaram ou não para a Terra, deixando aí o espaço para uma continuação na temporada seguinte.”
Uma tradução do script foi feita por Silvia Rodrigues, mas como o site esta fora do ar, eu coloquei num PDF.
Achei também um script “ilustrado” do último episódio, que é interessante:
Por último, foi feito uma história em quadrinhos do último episódio, produzida por varios autores diferentes: