terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Análise: película protetora BodyGuardz para iPod Touch 4G

ipod touch iphone Bodyguardz pelicula protetora tela screen protector Apesar de alguns dizerem que a tela não risca, existem várias películas protetoras para o iPod Touch no mercado. Depois de pesquisar por diversos fóruns, escolhi o produto:

 BodyGuardz Apple iPod touch 4Gen FULL BODY protectors

Esse é o modelo que cobre a tela e a parte traseira (que risca muito), com aplicação seca (o modelo antigo precisava aplicar um líquido na tela).Comprei pelo site oficial (www.bodyguardz.com), com cartão de crédito internacional. Custou $24,95 e o frete mais barato foi $6,95, totalizando $31,90 (R$53,00). A compra foi enviada dia 27/12/2010 e chegou no dia 24/01/2011.

Tive grandes problemas com a aplicação. Perdi uma película da parte frontal, porque ficou muito torto ao colocar… Alinhando pela parte de cima, parece que ficou perfeito, mas quando eu cheguei na parte do Home Button, vi o corte era maior do que o necessário e, além disso, consegui centralizar perfeitamente, o que ficou meio estranho.

Atrás foi pior ainda… A mesma coisa aconteceu: parecia que a película estava bem colocada, e chegando embaixo ela não se alinhava com os conectores… Tive que usar a 2º também… Não consegui fazer com que ela se alinhasse perfeitamente, e tive que literalmente CORTAR um pedacinho da entrada do fone  e do cabo USB. Dá pra perceber que o problema não é o corte da película, mas sim a dificuldade em aplicar. Acho que se colocar direito, ela se encaixe perfeitamente. Infelizmente, não consegui aplica-lá de forma perfeita (dá pra notar a prática que o cara do vídeo tem, para conseguir colocar naquela velocidade).

Fotos momentos depois de aplicar (clique para ampliar):

ipod touch iphone Bodyguardz pelicula protetora tela screen protector

ipod touch iphone Bodyguardz pelicula protetora tela screen protector ipod touch iphone Bodyguardz pelicula protetora tela screen protector   

Depois de 72 horas de espera, a parte da frente do aparelho ficou impecável.

Atrás, só ficou uma pequena bolha.

Dá pra sentir que tem algo na tela, não é a mesma sensação. Mas o touchscreen funciona perfeitamente.

ipod touch iphone Bodyguardz pelicula protetora tela screen protector ipod touch iphone Bodyguardz pelicula protetora tela screen protector

Leia também a análise  do iPod Touch 4G:

Para se ter uma ideia do quanto a película protege (vídeo feito pela empresa):

---------------------------

Atualização:

Como a película ficou depois de 30 dias:

Após 30 dias de uso normal, colocando no bolso da calça, dentro da mochila e etc, o resultado não foi o que eu esperava… A película frontal se comportou muito bem. Três bolhas minúsculas apareceram, mas ela não acumulou sujeira e nem começou a descolar. Nos jogos, dá pra notar alguma diferença, pois o dedo desliza menos do que sem a película (notei principalmente ao jogar FruitNinja).

SDC10042 

Já a parte de trás não ficou nada boa. Como eu mostrei no vídeo, um lado ficou torto. Nesse lado, juntou bastante sujeira e começou a descolar (o que não seria culpa da película, pois essa parte ficou assim por erro na aplicação):

:SDC10034

SDC10040 

O problema foi que, as bordas também começaram a descola! E mesmo as bordas que eram para estar certas. Como a que fica perto dos botões de volume:

SDC10036

Outras imagens dos cantos:

 SDC10033 SDC10038

2º Atualização:

Acabo de remover a parte de trás da película, que deixou muito resíduo de cola! Veja o post:

Parte traseira da película Bodyguardz para iPod Touch 4G deixa muitos resíduos de cola!

Conclusões:

A parte frontal da película funcionou muito bem, não descolando e protegendo o aparelho. Já a parte de trás não ficou nada boa, e com o tempo as bordas começaram a descolar (mesmo na parte onde foi aplicada corretamente).  Nos comentários do pessoal do ITouchBr (aqui), muitos falaram que vale mais a pena comprar uma película genérica, muito mais barata, pois o custo benefício vale a pena. Eu particularmente estou muito satisfeito com a parte frontal, apenas a traseira que me decepcionou, desgrudando e juntando um pouco de sujeira. Talvez seja melhor usar aquelas capas de silicone atrás, mas ai se perde o design do aparelho.

Vale lembrar que a BodyGuardz possui um sistema de garantia “para a vida toda”, no qual basta você solicitar, pagar uma taxa de $4.95 (R$8,00) e eles te enviam uma película nova. Você tem que “devolver” a película para eles, para confirmar novas trocas futuras. O sistema funcionaria perfeitamente, mas não sei quanto custa para enviar a película de volta para os EUA, o que talvez não valha a pena.

De forma geral, eu recomendo o uso da película BodyGuardz para a tela, mas acho que vale mais a pena comprar uma capinha para a parte traseira, que também irá proteger o iPod contra impactos. No entanto, se você quer proteger e ao mesmo tempo manter o design original, a película traseira não deixa de ser uma boa opção. Apesar de deixar muitos resíduos de cola ao ser retirada, como pode ser visto aqui.