domingo, 9 de janeiro de 2011

Remover arquivos desnecessários e limpar o registro com o CCleaner

cc_64

CCleaner é um programa gratuito que remove arquivos desnecessário e limpa entradas inválidas no registro. Ele aumenta (e muito) a performance do PC e deve ser usado frequentemente.

Ao utilizar no seu computador programas como um navegador de internet (Mozilla Firefox, Internet Explorer e etc.), por exemplo, vários arquivos são mantidos no seu computador (imagens de sites que você visitou, por exemplo). Isso faz com que ao acessar o site novamente ele carregue mais rápido. Estes arquivos vão se acumulando e muitas vezes podem ocupar muito espaço!

Para realizar uma limpeza completa, basta abrir o programa e clicar em “Executar Limpeza”. Um relatório exibirá quanto espaço foi liberado, em alguns casos, pode chegar a mais de um GB. Nenhum arquivo seu, como fotos ou músicas, será excluído.

ccleaner limpeza otimização arquivos desnecessários

Com o tempo, o registro do Windows (responsável por guardar todas as informações referentes ao sistema e aos programas) também começa a ficar cheio de entradas inválidas, que acabam deixando o computador mais lento. O CCleaner também remove essas entradas com apenas alguns cliques:

Acesse “Registro”, clique em “Procurar Erros" e, depois que o escaneamento acabar, “Corrigir Erros Selecionados”. Clique em “Sim” apenas se você quiser salvar uma cópia de tudo o que foi excluído (eu nunca precisei restaurar algo).

ccleaner limpeza otimização entradas inválidas registro

Os detalhes de cada erro serão exibidos. Clique em “Corrigir todos os erros selecionados”.

ccleaner limpeza otimização entradas inválidas registro

Além disso, o CCleaner ainda conta com outras ferramentas como desinstalar programas, gerenciador de arquivos que se iniciam com o Windows e etc.

Análise do Vírus Total