quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Controlando dispositivos pela porta paralela [Projeto #1, parte I]

Porta paralela
Você já pensou em controlar alguma coisa pelo computador, como uma luminária ou até mesmo um motor?  Certo dia eu acordei com essa ideia, pesquisei, e descobri que é super fácil controlar coisas simples, como um conjunto de LED’s ou um motorzinho… Você só precisa montar um pequeno circuito, conecta-ló ao computador e desenvolver o programa que irá controlar o dispositivo. Eu irei usar Ruby para fazer o programa, mas você pode usar C/C++ ou outra linguagem (explicarei mais tarde sobre isso).
Índice:
  1. Conhecimentos necessários
  2. Onde pesquisar e ler sobre o assunto
Conhecimentos necessários:
O que você precisa saber para controlar um conjunto de LED’s ou um motor? Praticamente NADA. Basta um pouco de paciência para ler e procurar as informações na internet. Claro que se você já sabe algo de eletrônica e programação, ou conhece alguém que poderá ajuda-ló, será muito mais fácil e rápido! Eu mesmo não sei praticamente nada de eletrônica (pedi ajuda ao pessoal do Clube do Hardware, obrigado especialmente ao faller) e programação. Comecei a aprender a programar especificamente para desenvolver esse projeto. Por esse motivo, se você achar alguma coisa errada ou tiver uma opinião diferente, entre em Contato.
Onde pesquisar e ler sobre o assunto:
Um dos melhores sites, em português, sobre porta paralela que eu achei é o Rogercom.com. Lá ele explica bem o que é a porta paralela, como controlar LED’s por ela e como controlar motores, inclusive com exemplos de códigos fonte. Vários outros sites e blogs também mostram exemplos e explicam como ligar LED’s corretamente (comece sempre do básico). Se você tiver alguma dúvida com relação a eletrônica, por exemplo, pode pedir ajuda para o pessoal do Fórum do Clube do Hardware.
Ao ler os sites, você pode não entender muita coisa… Eu irei condensar as informações de todos eles da forma mais simples possível, de modo que os sites irão servir como referência e como fonte de conteúdo extra sobre o assunto.
Porta paralela:
LED’s:
Circuitos:
No próximo post, falarei um pouco da porta paralela e e como usa-lá para controlar LED’s e motores.
OBS: Eu não me responsabilizo por danos ao seu computador ou outros dispositivos, decorrentes das instruções desse tópico.