sábado, 5 de fevereiro de 2011

Fazer backup\salvar e restaurar favoritos do seu navegador

favoritos salvar exportar backupQuando você precisa trocar de computador, formata-ló ou reinstalar um navegador, é importante salvar os favoritos para poder restaura-los mais tarde. Também é importante manter uma cópia dos favoritos para que se algo acontecer, seja possível restaura-los.

Todos os navegadores possuem as funções backup e restaurar, e é bem simples de usa-las. Nos três navegadores citados aqui (Opera, Firefox e IE) os favoritos são salvos em um arquivo, que pode ser colocado em um pen drive ou CD.

Mozzila Firefox:

No Mozzila os favoritos são salvos em um arquivo.json, que pode ser guardado em um pen drive ou enviado por e-mail, por exemplo. É possível restaurar-los selecionando esse arquivo.

Vá até Favoritos –> Organizar favoritos.

favoritos mozzila firefox salvar exportar bakcup

Para salvar: Importar e Backup –> Backup. Salve o arquivo que contem todos os seus favoritos em algum lugar.

Para restaurar: Importar e Backup –> Restaurar. Selecione o arquivo.json que foi salvo anteriormente.

Internet Explorer:

No IE vá em Arquivo –> Importar e Exportar. É possível importar os favoritos de outro navegador, salvar os favoritos em um arquivo e restaura-los a partir desse arquivo.

favoritos internet explorer salvar exportar bakcup

Para salvar: Exportar para um Arquivo –> Próximo –> Marque apenas “Favoritos” –> Selecione quais favoritos que serão salvos (por padrão todos são salvos) –> Escolha o local onde o arquivo será salvo –> Exportar.

Para importar: Importar de um Arquivo –> Próximo –> Marque apenas “Favoritos” –> Selecione o local onde o arquivo foi salvo anteriormente –> Próximo –> Selecione quais favoritos serão restaurados –> Importar.

Opera:

No Opera os favoritos podem ser gerenciados em “Menu –> Favoritos –> Gerir Favoritos”.

favoritos opera salvar exportar bakcup

favoritos opera salvar exportar bakcup

Para salvar: Ficheiro –> Exportar Favoritos do Opera –> Selecione o local onde o arquivo com os favoritos será salvo.

Para restaurar: Ficheiro –> Importar Favoritos do Opera (ou os favoritos de algum outro navegador, que foram salvos em um arquivo) –> Selecione o arquivo onde os favoritos foram salvos.