sexta-feira, 22 de julho de 2011

Instalando corretores ortográficos no Firefox 5.0

Na atual versão do Firefox, você deve adicionar manualmente os corretores ortográficos (dicionários) responsáveis por sublinhar as palavras erradas e sugerir correções.
O Firefox mantem uma lista de dicionários disponíveis, incluindo o português (brasileiro ou europeu).
A instalação é simples e pode ser feita em menos de um minuto. Também podemos instalar mais um dicionário, escolhendo entre eles na hora de digitar um texto (muito útil para quem escreve em mais de um idioma).

Adicionando um corretor ortográfico
Acesse a lista de dicionários e escolha o dicionário. Para o português do Brasil temos duas opções, sendo que a mais completa é a "Verificador Ortográfico para Português do Brasil", que está, inclusive, de acordo com a reforma ortográfica.
Na página do corretor, clique em "Continue to download" e na página seguinte no botão "Add to Firefox". Em certos dicionários não haverá a opção "Continue to download', somente "Add to Firefox".
Clique no botão "Continue to Download"
Clique em "Add to Firefox" para instalar o complemento
Uma pequena janela irá parecer no canto esquerdo da janela. Clique em "permitir".
Clique em permitir para começar o download
do complemento
Por último, clique em "Instalar agora" na notificação de segurança.

Reinicie o Firefox e o corretor ortográfico estará instalado. Ao digitar uma palavra errada, ela será sublinhada em vermelho. Clicando com o botão direito encima dela, temos uma lista com sugestões e a opção de memorizar a palavra como correta, 'ensinando' o dicionário que ele não precisa corrigir aquilo.

Usando corretores ortográficos de diferentes línguas:
Você pode instalar vários dicionários de diferentes idiomas. A troca entre esses dicionários é feita de forma rápida: basta clicar com o botão direito, ir na opção "Idioma" e selecionar o idioma desejado.