sábado, 30 de julho de 2011

"The internal battery has run dry." (Pokemon Emerald) Ez-Flash IV

Ao jogar Pokemon Emerald no GBA SP utilizando o EZ-Flash IV (análise/review dele aqui) recebi a mensagem de erro "The internal battery has run dry. The game can be played. However, clock-based events will no longer occur." Isso significa que a bateria interna do EZ-Flash IV acabou, mas que o jogo ainda pode ser jogado, apenas com eventos baseados em tempo não funcionando mais.

Telas do erro no Pokemon Emerald:



O jogo continua a ser salvo normalmente, sendo que apenas algumas coisas são afetadas: o crescimento das berrys, que é feito em tempo real e por isso demoraria muito, as marés e, segundo alguns tópicos, não é possível ir a Mirage Island.
Procurando em alguns fóruns, encontrei este tópico, sem respostas, "Internal Battery has run Dry...". O autor recebeu a mesma mensagem de erro com o Pokemon Emerald e tentou trocar a bateria do Ez-Flash IV. Mas acabou descobrindo que o Ez-Flash não tem suporte para RTC(Real Time Clock), e que por isso esse erro sempre vai ocorrer em jogos que utilizem esse recurso, como o Pokemon Emerald.
Em outros tópicos (Questions Regarding the Flashcart, Are all these patches necessary for the EZ4?, EZ Flash IV With R4DS (DS phat) ) descobri que existem patches com a correção, mas para Pokemon Ruby e Sapphire (utilizar o programa GBA Tool Advance, função "Clock Fix"). Já tentaram utilizar o mesmo método para criar um patch para Pokemon Emerald (Pokemon Emerald - possible clock fix -NOT WORKING-), mas isso também não funcionou. Neste outro tópico (Pokemon Pearl/Diamon GBA Migrate with 3-in-1) há várias outras sugestões, como gravar o jogo na memória NOR (não funcionou) ou usar o Ez-Client (já usei para passar a rom para o cartão) mas nenhuma pareceu funcionar aqui.

Problema com a bateria?
Só para garantir que o problema não era com a bateria, abri o Ez-Flash e testei com um multímetro. Pelo teste, podemos perceber que realmente o problema não parece ser da bateria, mas da falta da função RTC.
Ao testar com o multímetro, a  bateria parece estar em boas condições

Conclusão:
Não existem correções para Pokemon Emerald. Para Pokemon Ruby e Sapphire dá para utilizar o GBA Tool Advance com a opção "Clock Fix".
O que irá mudar no jogo são os eventos baseados em tempo. Pelo que eu pesquisei, isso irá afetar:
  • Berrys não crescerão, então nem adianta planta-las;
  • Marés, então não será possível acessar todos os andares da Shoal Cave;
  • Infelizmente, não será possível viajar até a Mirage Island;
  • Essa informação é contraditória, mas segundo alguns tópicos  é impossível conseguir um Shiny; Pokemon (alguns vídeos e tutoriais explicam como conseguir um shiny mesmo assim, mas não sei se funciona. Veja este vídeo e esse tutorial. O processo parece ser bem trabalhoso!);
Atualização:
O leitor Cauan Cardoso confirmou a informação sobre os shiny Pokémons e é possível sim conseguir pegar um, apesar do erro "The internal baterry has run dry". Agradeço ao leitor pela disponibilidade em avisar e tirar as fotos!
Segue as fotos que ele me enviou mostrando o Pokémon shiny: