quinta-feira, 28 de julho de 2011

Otimize seu computador com o Eusing Registry Cleaner

Após certo tempo de uso, o computador pode ficar lento. Uma das coisas que pode causar essa lentidão é a grande quantidade de entradas inválidas e inúteis no Registro do Windows. Como podemos ver na Wikipedia:
 O Registro do Sistema é um banco de dados (..). Sua função é concentrar todas as configurações necessárias ao sistema e aos aplicativos executados nele de modo a tornar sua administração mais fácil.
(...) Aplicativos sem programa de remoção, ou com programas de remoção incompletos podem deixar informações no registro mesmo depois da remoção. Isto faz o volume de dados dentro do registro cresça sem controle e acabe comprometendo o desempenho e até mesmo a estabilidade do sistema.
Felizmente, existem programas que fazem a limpeza desse registro. Já falei aqui do Ccleaner (leia aqui), que também remove entradas inválidas, mas o Eusing consegue realizar melhor essa tarefa, e a diferença no desempenho é notável (o sistema fica muito mais rápido).

Removendo entradas inválidas/inúteis do Registro do WIndows:
O programa é gratuito, no entanto você pode registra-lo por $15.00 para ajudar os desenvolvedores.
Para usar o programa sem registro, para clicar em "Skip".

Para trocar o idioma do programa, vá em Language -> Brazilian Portuguese . Feito isso toda a interface estará em português.

Para começar o escaneamento, clique em "Analisar conteúdo do Registro"

Dependendo do seu computador, a análise poderá demorar um pouco.
Tela exibida durante a análise
Você verá uma lista com todas as entradas inválidas encontradas. Clique em "Reparar conteúdo do Registro" para remove-las. Após a remoção já dá pra perceber a diferença no desempenho do computador.

Restaurando entradas removidas:
Nunca aconteceu nenhum problema comigo, mas se o programa remover algo e algum programa parar de funcionar, basta ir na opção "Restaurar Registro anterior". Lá você poderá restaurar todas as entradas removidas.

 Download do Eusing Free Registry Cleaner:
Análise do Vírus Total