terça-feira, 26 de julho de 2011

The Periodic Table of Videos, vídeos educativos sobre elementos e química!

The Periodic Table of Videos foi uma iniciativa de Brady Haran, autor de várias séries de vídeos sobre ciência. Junto com o professor pesquisador Martyn Poliakoff, CBE, e outros cientistas da Universidade de Nottingham, uma tabela periódica com vídeos sobre todos os elementos foi desenvolvida e publicada no YouTube. Após acabar todos os elementos, a equipe expandiu o conteúdo das filmagens para moléculas e outros assuntos relacionados à química. O grupo também viajou para algumas partes do mundo, vindo inclusive para o Brasil, onde o professor Poliakoff falou um pouco da pedra-sabão usada no Cristo Redentor.

Tabela periódica dos elementos:
A tabela periódica pode ser encontrada em www.periodicvideos.com. Ao clicar em cada elemento, você será conduzido ao vídeo com explicações e experiências.
Vídeos sublinhados foram atualizados recentemente
Viagens e moléculas:
O grupo também produziu, além dos elementos, vídeos relacionados a moléculas. Eles podem ser encontrados em www.periodicvideos.com/molecularvideos.htm ou diretamente no canal www.youtube.com/user/periodicvideos.
Para demonstrar a química fora dos laboratórios, o grupo também viajou para diversos países. Esses vídeos podem sem encontrados em www.periodicvideos.com/road_trips.htm.
Dentre os vídeos gravados aqui, podemos ver o Cristo Redentor relacionado a pedra-sabão:


A equipe:
Você pode conhecer mais sobre a equipe em www.periodicvideos.com/about.htm


Tradução para o português:
Com a ajuda do professor Luis Brudna, os vídeos receberam legendas para português (leia aqui como ativar as legendas nos vídeos do YouTube). Atualmente são 170 vídeos traduzidos.
Redes sociais:
Onde encontrar o pessoal do The Periodic Table of Videos: 
Tabela periódica de Códigos QR:
Códigos QR permitem armazenar links, e por isso uma tabela periódica com um código para cada vídeo feita foi disponibilizada. Você pode imprimi-la e cola-la por aí que qualquer pessoa com um smartphone poderá ver os vídeos.
Cada código corresponde ao link do vídeo
Tabela em alta definição (para impressão)