terça-feira, 11 de outubro de 2011

Faça backup dos seus saves/mundos do Minecraft no Dropbox automaticamente!

Depois de jogar Minecraft (se você não conhece, vale a pena ler: Minecraft - explore um mundo feito de cubos.) por bastante tempo, percebi a importância de realizar backups periódicos dos meus mundos, que ficam na pasta C:\Documents and Settings\(seu usuário)Dados de aplicativos\.minecraft\saves, afinal perder um mundo de Minecraft com milhões de horas é para enlouquecer qualquer um. Para automatizar a tarefa, e brincar um pouco com um batch, resolvi automatizar a tarefa e fazer um  'arquivo em lote' (.bat) super simples, demorei menos de uma hora. Estarei disponibilizando o arquivo compilado em .exe, que já contém o arquivo externo necessário. Postarei o 'código fonte' do batch para quem tem curiosidade de como foi feito no Pastebin.

Requisitos e instruções:
O batch tem a função de compactar os arquivos da pasta \.minecraft\saves e copiar este arquivo compactado para a sua pasta do Dropbox. Assim, você poderá acessar seus mundos em qualquer lugar, uma vez que estarão em sua conta Dropbox. O batch também vem com a opção para restaurar um backup já criado, o que é, simplesmente, copiar o arquivo compactado da pasta do Dropbox e descompactá-lo no lugar certo.
Para isso você precisará de uma conta Dropbox.  Se você não conhece esse serviço de armazenamento de arquivos online, leia Dropbox, sincronize seus arquivos entre vários computadores!Para criar uma conta e baixar o programa, acesse http://db.tt/hVZXGHE (acessando por este link ajudará a aumentar meu espaço disponível).
Só testei no Windows XP. O batch parece não funcionar no Windows Vista, e o Windows Seven não foi testado.
Existem outras opções, inclusive mais práticas, para fazer o backup. Se você estiver interessado, leia Tutorials/Saved Data Dropbox Guide Saves Only  (inglês).
Se você tem alguma dúvida, encontrou algum bug ou simplesmente gostaria de trocar uma ideia a respeito do batch, utilize o Formulário de Contato.

Mais informações, tais como changelog, futuras versões e a lista de coisas a serem feitas, acesse a página Minecraft Backup.

Download do Minecraft to Dropbox Backup:
Análise do Vírus Total