domingo, 11 de março de 2012

Dante's Inferno: Uma animação épica

Dante's Inferno: Uma animação épica é uma animação de 80 minutos baseado no game Dante's Inferno, lançado para XBox 360 e PS3 em 2010.
O filme conta a história de Dante, um cavaleiro que retorna das Cruzadas e descobre que o amor de sua vida, Beatrice, foi assassinada e, ao invés de descansar no paraíso, foi raptada por Lucifer e levada aos confins do Inferno. A partir disso, acompanhamos a jornada de Dante em busca de sua amada através dos Nove Círculos do Inferno: limbo, luxúria, gula, ganância, ira, heresia, violência, fraude e traição. Sendo guiado por Virgílio, famoso poeta romano, Dante deverá enfrentar seus pecados mais profundos a medida que flashes revelam o passado e os pecados que o cavaleiro cometeu em vida.
Dante e o poeta Virgílio
Marcado por bastante violência, sangue e batalhas com demônios, o filme recebeu a classificação 18 anos. No entanto, como se trata de uma animação, não chega a ser aterrorizante. Muito bem desenhado, vale a pena pela forma como os pecados são representados e pelos elementos da mitologia que são, as vezes sutilmente, espalhados pela obra, como Cérbero, o cão de três cabeças que guarda os portões do Inferno.


O filme se baseia no poema Divina Comédia de Dante Alighieri. Escrita por volta 1300, a obra é composta de três partes: Inferno, Purgatório e Paraíso. No filme contemplamos a visão do Inferno, composto por nove círculos representando nove pecados. Os primeiros círculos representam pecados mais leves e o último, a traição, o pior deles. 
Apesar de não ser fiel ao poema, é um filme interessante tanto para os que gostaram do jogo como os que querem ter uma ideia do que encontrarão ao ler a Divina Comédia.
Para os interessados no texto original de Dante Alighieri, sua obra encontra-se em domínio público e pode ser baixada na íntegra, no formato PDF, em: A Divina Comédia - Domínio Público