Com um celular Android (como o LG Optimus One P500 que eu já analisei por aqui) é possível fazer vídeos em time-lapse, vídeos no qual o intervalo entre cada frame é longo.
O efeito é bastante legal e você só precisará de algumas coisas simples:
- App para capturar os frames (fotos): existem vários apps disponíveis, o Lapse It Pro (R$4,00) é sem dúvida nenhuma um dos mais completos, permitindo inclusive gerar o vídeo no próprio celular. No entanto, ele travou algumas vezes comigo, me fazendo perder algumas horas de fotos. Por isso recomendo o Tina Time-lapse (gratuito).
- Software para gerar o vídeo a partir das fotos e codec de vídeo: recomendo o PhotoLapse e o XviD (instale o XviD antes, ele só será usado na última etapa).
- Bastante espaço disponível no cartão SD do seu celular
- Tripé ou alguma outra coisa que deixe o celular totalmente imóvel (eu fiz um suporte com Lego)
Criando o vídeo em time-lapse
- Instale o aplicativo Tina Time-lapse, regule a resolução (quanto maior mais espaço será necessário e menos frames poderão ser capturados) e o intervalo de captura. Recomendo deixar entre 5 e 20 segundos.
- Fixe seu celular em algum lugar e deixe o programa rodar por algumas horas (o app funciona mesmo com a tela desligada).
- Após finalizar, conecte o celular ao computador, vá até TinaTime-lapse (no cartão SD). Nelas estão as imagens que serão usadas para fazer o vídeo.
- Utilizando o PhotoLapse, selecione a pasta com as imagens e carregue-as. É possível desmarcar frames que você não quer.
- Em "FPS" você define quantos frames por segundo terá o vídeo, recomendo deixar entre 20 ou 30
- Clique em "Create Movie", selecione onde o arquivo será salvo e escolha XviD MPEG-4 Codec como compactador.
Algumas considerações:
- As únicas duas coisas que limitarão a quantidade de frames que você poderá usar são a bateria e o espaço disponível no cartão SD. Por isso, recomendo que você deixe seu celular conectado no carregador e libere o máximo possível de espaço;
- Não utilize intervalos de captura muito pequenos, pois o celular não consegue bater fotos tão rápido;
- Varie tanto os intervalos de captura como o FPS para obter resultados diferente;
Um dos primeiros vídeos em Time-Lapse que eu fiz:
- 1.567 fotos em resolução 2048x1536, totalizando 2,33 GB
- 8 segundos de intervalo de captura, num total de mais de 3 horas de captura
- Música obtida do site http://incompetech.com
- Editado com o VideoPad
- Codec utilizado: XviD
- 20 fps