segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

LastPass, gerencie suas senhas de forma gratuita

Segundo a empresa Splashdata, a senha mais utilizada de 2013 foi 123456

Com uma dezena de contas online, como e-mail, Facebook, Skype etc, a maioria das pessoas opta por uma única senha, normalmente fácil de advinhar, e a utiliza em todas as suas contas. Além de uma senha fraca ser perigosa, utilizar a mesma em vários lugares é pior ainda. Quando um lote de senhas é vazado de um serviço, e isso já aconteceu bastante, uma das primeiras coisas a serem feitas por pessoas mal intencionadas é verificar se aquela combinação de e-mail e senha foram utilizadas em outro lugar. Com uma única senha, basta que algum serviço que você use seja comprometido para todas as suas contas serem potencialmente invadidas.
A solução é usar gerenciadores de senha. Você cria senhas fortes e aleatórias para suas contas e salva todas elas em um cofre. Esse cofre abre com uma senha, que é a única que você deve se lembrar.
Existem várias soluções. Uma das que eu mais gostei foi o LastPass.
Aclamado por muitos, o serviço permite que você armazene suas senhas na nuvem gratuitamente. Por um dólar por mês, a versão premium oferece alguns recursos extras e a possibilidade de acessar todas as suas senhas em aplicativos mobile.


Ao criar uma conta no LastPass, muito cuidado com a senha que você irá escolher. É impossível recuperar a senha. Se você perdê-la, terá que deletar sua conta, perdendo tudo o que cadastrou. Isso acontece por medida de segurança. Todos os seus dados são criptografados e só você tem acesso a eles. Mas, essa será a única senha que você terá que lembrar. Escolha uma senha forte, que misture números, letras e símbolos.
Após o cadastro, instale a extensão para o seu navegador e faça login para acessar seu cofre.

Cofre

Registros organizados por pastas.
É aqui que você armazena todas as suas senhas. Você pode fazer isso manualmente, clicando em Adicionar site, ou, ao fazer login em algum site, o LastPass solicitará se você deseja salvar a senha.
Você pode inclusive salvar múltiplas contas, selecionando com qual fazer login.
Com mais de uma conta, você seleciona qual credencial usar.

É também possível salvar notas seguras, uma forma segura de guardar informações sigilosas.

Verificação em duas etapas

A verificação em duas etapas deixa sua conta muito mais segura e é um recurso essencial. Há suporte para várias soluções, mas eu recomendo a que utiliza o Google Authenticator. Você baixa o app no seu celular e adiciona o LastPass. O app gera um código que muda a cada trinta segundos. Ao fazer login, você precisa digitar esse código. Logo, não basta apenas descobrir sua senha, mas é preciso estar com seu autenticador.

Esse recurso está presente em vários lugares, como no Dropbox, Facebook e na sua conta do Google. Recomendo ativar todos eles, além do LastPass.

Autenticador do Google ativado

Mudança automática de senha

Um recurso fantástico que ainda está na fase beta é Alteração Automática de Senha. Nos sites suportados, você tem a opção de com um clique, trocar automaticamente a senha por uma senha segura gerada aleatoriamente. Assim, é possível trocar suas senhas com frequência, prática recomendada para garantir sua segurança. Essa opção ainda está em fase de testes.

Outras opções

Outro aplicativo gratuito e muito bom para isso é o KeePass. Utilizava ele antes de migrar para o LastPass. Ele funciona offline, mas você pode colocar o arquivo do cofre na nuvem.
Há diversas outras opções, só procure saber se a que você está escolhendo é considerada segura.