segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Organize-se com o Evernote, um bloco de notas digital

O Evernote é um serviço online gratuito no qual você armazena, organiza e compartilha notas. Funciona como um bloco de notas digital e é perfeito para anotações de aulas, cursos e palestras.  Também funciona muito bem para organizar ideias e projetos.

Após criar uma conta, você pode acessar o Evernote de qualquer dispositivo. Há versões desktop, web e mobile. Como todas as suas notas são sincronizadas, você pode começar a escrever uma no celular e terminar no computador.
O editor de texto é bem completo: é possível mudar a fonte e o tamanho, aplicar estilos, alinhar o texto, criar listas, inserir tabelas e até anexos, como fotos ou arquivos de áudio.
Editor de notas do Evernote para web.

O mesmo é válido para as outras plataformas. Quando comecei a usar o Evernote num tablet com Android, praticamente eliminei o uso de papel e caneta em cursos ou palestras.

Organização: etiquetas e cadernos

A forma de organizar suas notas é o ponto forte do serviço.
Além de poder adicionar e filtrar notas por etiquetas, é possível agrupá-las em cadernos.
As etiquetas são úteis para categorizar suas notas. Por exemplo, se uma nota é uma receita culinária, você pode adicionar as etiquetas receita e jantar. Assim será possível filtrar todas as notas que estão marcadas como receita, ou todas que estão com a etiqueta jantar.
Os cadernos funcionam como um agrupamento de notas, sendo possível agrupar cadernos também.
Para cursos, por exemplo, você poderia ter uma pilha de cadernos chamado Curso A, com vários cadernos de módulos. Ou um conjunto de cadernos para um curso de graduação, e cada caderno ser uma disciplina. Para criar uma pilha, basta arrastar um caderno e soltar em cima de outro.
Exemplo da organização por pilha de cadernos.

Outra alternativa: Google Keep

Para quem já possui uma conta Google e está procurando uma solução mais simples, só para anotações ou lista de compras, por exemplo, o Google Keep pode ser a solução perfeita. É possível adicionar notas com imagens e lista de tarefas, além de mudar a cor da nota. Todas as notas ficam misturadas na tela inicial, sendo possível reorganizá-las manualmente e arquivar as que você não precisa mais.
Interface do Google Keep