domingo, 28 de agosto de 2016

Recomendação de Livro: Clean Code - A Handbook of Agile Software Craftsmanship

Quero recomendar um livro muito útil para qualquer desenvolvedor de software ou interessado na área.
Trata-se do Clean Code - A Handbook of Agile Software Craftsmanship (Código Limpo: Habilidades Práticas do Agile Software, em português), de Robert C. Martin.
Foi um dos principais livros usado na elaboração do meu TCC sobre desenvolvimento de software (Boas práticas para o desenvolvimento de software: um estudo sobre sua percepção e importância para desenvolvedores iniciantes e experientes).


O livro

O livro é composto por dezessete capítulos. No primeiro, o autor introduz o assunto e fala sobre código limpo. Os outros capítulos são sobre questões específicas, como o uso de nomes significativos, o gerenciamento de erros, comentários, funções etc. Há também um capítulo sobre code smells, identificando-os e sugerindo correções. Para essa lista de code smells, o autor se baseou no excelente livro Refactoring - Improving the Design of Existing Code, de Martin Fowler, que fica para uma postagem futura.
Há muito código e muitos exemplos de refatoração. Isso torna a leitura um pouco pesada, mas essa foi a ideia do autor: que o leitor aprenda a transformar código ruim em código bom, na prática.

Robet C. Martin

Engenheiro de software americano. Co-autor do Manifesto Ágil. Atualmente dirige a empresa de consultoria Clean Coder.

Onde encontrar

  • Clean Code: A Handbook of Agile Software Craftsmanship
  • Código Limpo: Habilidades Práticas do Agile Software